Páginas

sábado, 20 de setembro de 2014

Magic na madrugada: Pizza, frozen, fetches e Khans (e a luz acabou)

Eita que esse pré-release foi dahora demais, infelizmente a luz acabou e só jogamos uma rodada, mas beleza deu pra sacar muita coisa. Eu vou focar mais em discutir como montar seu deck já que não tem muito match report pra fazer :(

A gente começou achando que ia rolar swap. Tinha incríveis 48 pessoas no pré release de meia noite. Foi tipo CA-RA-LHO. Muita gente querendo voltar jogar t2, muita gente que jogava commander, modern querendo entrar no t2 ou pegar algumas cartas que achou absurdas.

Escolha dos Clãs:
Jeskai, Sultai, Abzan, Temur e Mardu. Essa foi a ordem de preferência das pessoas aqui, do menos pro mais. Jeskai e Sultai sobraram e algumas pessoas que não conseguiram Mardu e Temur foram forçadas a pegar outro clã. Eram 50 packs igualmente divididos entre os Clãs, ou seja, 20% pra cada. Só que simplesmente 30% das pessoas queriam Mardu. Uns 25% Temur, 19% Abzan, 16% Sultai e 8% queriam Jeskai, muita gente teve ficou sem pegar Mardu e Temur pra pegar Sultai e Jeskai.

Eu escolhi Temur porque era o Clã que mais tinha cartas que eu queria pro meu RUG Monsters. Mas na real tanto fez, eu tirei a Temur Ascendancy como promo e ela não vai me ajudar em nada. Pelo menos aumentei minhas chances de tirar um Knucleblade ou um Surrak. Esse foi o único fator que você deve levar em consideração ao escolher sua cor, porque dá pra montar deck de qualquer cor, depende mais dos outros boosters do que do booster do seu clã.

A minha pool
Enquanto tava listando as cartas eu só notei que tirei 4 cards raros multicoloridos de cores diferentes. A gente ficou esperando pela possibilidade de um swap, daí eu nem olhei direito minha cartas, falando: estou com dó de quem pegar isso aqui, vai ser muito ruim pra montar um deck. E não rolou swap, eu fiquei com essa bomba:

Verde
2 Murro Selvagem
3 Urso Pardo Alpino
2 Despertar do Urso
2 Loxodonte Lanoso
2 Mandris Estridentes
3 Caça do Planalto
1 Alimentar o Clã
2 Caminhante dos pinheiros (in)
1 Vendaval (in)

Vermelho
2 Relâmpago do Vale
2 Bradador de Guerra Mardu
1 Ato de Traição
2 Chute Veloz
1 Rastreador Ainok
1 Estilhaçar
1 Emboscador da Horda (in)
2 Consumir em Chamas (in)
1 Monastery Swiftspear (in)

Azul
1 Rechaçar
1 Golpe do Sino Cantante
1 Revoada do Monastério
1 Tecer Destino
1 Sâmbar do Charco
1 Cancel
2 Glacial Stalker
1 Vapocínero
1 Místico do Caminho Oculto
1 Adepto do Redemoinho
1 Turbilhão D'água (in)

Branco
1 Estudante Jeskai
1 Falconeiro Abzan (in)
1 Ainok Laço-de-honra
1 Chefe da Horda Mardu
2 Montar Cerco
1 Kirin de Alabastro
2 Tiro Mortal
1 Demonstração de Resistência

Preto
1 Caçador de Crânios Mardu
2 Servos Trôpegos
3 Ancestral Renegado
1 Asa-Veloz Gurmag (in)
2 Revelação Amarga
1 Murderous Cut (in)
1 Esvaziar os Poços (m)

Artefatos
1 Estandarte Temur
1 Estandarte Mardu
1 Lente da Clareza
1 Bolsa do Subornador (in)

Multicolor
1 Aviano Pena Gélida (in)
1 Fortaleza da Presa de Marfim (r)
1 Ascendência Sultai (r)
1 Ascendência Temur (r promo)
1 Técnica da Garça Voadora (r)
1 Amuleto Temur (in)
1 Amuleto Mardu (in)
1 Ginete de Nivicórneo
2 Efrite Mestre de Armas
1 Cavaleiro Valente Mardu (in)
1 Tropas de Armamento (in)

Lands
1 Urzal Ventoso (r)
1 Cavernas Sanguinárias
1 Cordilheira das Cascatas
1 Penhasco Marcado pelo Vento
1 Planalto Acidentado
1 Bivaque da Fronteira (in)
1 Monastério Místico (in)

A princípio pensei em montar um 5 color control, porque tinha aberto muito removal, Sultai Ascendancy que ajuda muito no lategame, umas boas cartas com delve e o coisa de fazer Zumbis ou com Fortaleza da Presa de Marfim. Mas isso era uma merda, porque eu precisava de todas as cores igualmente distribuídas, tinha muita carta de 3 cores que queria usar. Fiquei pensando no que dava pra fazer, daí decidi desistir das raras e montar o deck de baixo pra cima, das comuns pras bombas.
Peguei meu verde e vi que tava muito forte. Eu tinha várias cópias de bichos fortes, bons morphs e no vermelho tinha dois Bradador de Guerra Mardu que ajuda pra caralho baixar os morphs. Tinha dois Consumir em Chamas no vermelho, uma carta que muita gente deixa de lado porque custa 5 manas e acha ruim, mas mata simplesmente 95% das criaturas do formato e de quebra, remove o cemitério do cara do jogo se a criatura morrer, o que pode ser relevante. Instant removal não condicional é sempre bom. Aí eu já sabia que ia jogar de vermelho e verde. Fui olhar as outras cores e eu queria Murderous Cut, mas acabei optando por splashar o mínimo, deixar o deck RG com um ou dois pequenos splashes e foi isso que eu consegui fazer. Pincelei um pouco de azul pra jogar as cartas Temur que vieram, a Ascendência TemurAviano Pena GélidaAmuleto Temur e o Ginete de Nivicórneo, porque eu precisava de uma certa quantidade de morphs pra tirar vantagem do Bradador de Guerra. Aviano é muito absurdo, Ascendência e o Amuleto me davam a vantagem pra ganhar de decks de controle ajudando a botar pressão rápido com bichos com ímpeto e dando counter em uma possível bomba. No Selado Mana Leak = counterspell mais de 70% das vezes. Como meu splash pra azul era obrigatório, fui olhar minha base de mana e eu tinha Azul e Branco "de graça" com o Monastério e os Taplands. Resolvi pegar a técnica da Garça como finisher do deck.Se tivesse mais alguma coisa branca pra jogar, eu jogaria, mas o branco tava muito fraco. Eu tinha um plano de trazer preto e branco do side, tirar grande parte do verde e virar um deck de controle, mas nunca testei.
Minha estratégia era um deck aggro com criaturas robustas, capaz de matar rápido, com várias formas de tirar os blockers da frente pra passar o dano.
Minha lista ficou assim:

Spells
Estandarte Temur (mana fixer)
Golpe do Sino Cantante (removal barato)
Rechaçar (extremamente versátil)
Bradador de Guerra Mardu (absurdamente forte com morphs, Raid é de graça)
Relâmpago do Vale (pura agressão)
Consumir em Chamas (removal genérico anti delve)
Emboscador da Horda (tira block)
Caminhante dos pinheiros (morph com corpo bom e custo normal justo)
Murro Selvagem (o mais próximo que tinha de um removal verde, com ferocious é muito forte)
Urso Pardo Alpino (o melhor enabler de ferocious. Muito agressivo e barato)
Despertar do Urso (como finisher)
Ginete de Nivicórneo (mais um morph, corpo bom e trample)
Ascendência Temur (enabler do deck, tornava meus ursos em assassinos que me dava draw)
Amuleto Temur  (super versátil, funciona como removal, counterspell ou finisher)
Técnica da Garça Voadora (bomba)
Aviano Pena Gélida (única proteção contra fliers e ótimo jeito de tirar blocks do caminho)
Lands
Urzal Ventoso
Cordilheira das Cascatas
1 Penhasco Marcado pelo Vento
Planalto Acidentado
Bivaque da Fronteira
Monastério Místico
1 Planície
3 Ilhas
3 Montanhas (maioria dos taplands gerava vermelho, não precisei de muitas montanhas)
4 Florestas

O Clã pode fazer muita diferença na hora de montar seu deck, já que provavelmente você vai abrir uma boa rara promo, seu cham, sua banner, seu triland e boas incomuns nas suas cores no booster do seu clã. Fora isso, são 5 boosters aleatórios, você provavalmente vai abrir uma fetch que não é das suas cores ou que só tem 1 das suas cores. Os taplands vem aos montes, ou seja, dá pra montar um deck do jeito que sua pool aparecer pra vc, usando quase qualquer cor disponível. Dá pra jogar de 5 cores. O mais difícil na real é fazer um deck só com duas cores.

Round 1 (único)
Game 1
Minha mão inicial saiu com um Urso, um removal e 5 lands, tinha todas as minhas cores na mão e uma fetch. Se eu comprasse dois lands seguidos podia estourar a fetch pra embaralhar. Decidi keepar.
Comecei com tapland, ele floresta, eu comprei um bicho, outro tapland passei, ele só jogou land. Terceiro turno baixei o urso, ele foi mana urso também. Fiz quarto land - ainda com a fetch na mão - bati com o urso, ele não bloqueou, não fazia sentido bloquear, daí eu joguei o Warshrieker e fiz morph. Ele baixou o bicho 1 mana 0/4 e devolveu pra mim com uma cara de não ter nada. Fiquei devolvendo o urso pra mão, impedindo o 0/4 de bloquear com o Emboscador da Horda e usei Burn Away no urso dele, tirando o cemitério do jogo. Ele não tinha mana pra baixar os macacos com delve, e tinha 4 de life e só o bicho 0/4 que agora já tava 2/6. Eu tinha o Warshrieker e o Emboscador na mesa e comprei o Relâmpago do Vale, 1-0 pra mim, flawless victory. Ele nunca conseguiu atacar.
Game 2
Minha mão veio Ilha, Montanha, Floresta, Temur Ascendancy, Relâmpago do vale, Burn Away e um soco do urso. Easy keep. Ele começou, segundo turno eu bati 2. Terceiro turno ele baixou o Caçador de Crânios Mardu sem raid. Eu baixei Temur Ascendancy no terceiro turno com 3 lands básicos da mão (Achievement Unlocked) e bati mais 2. Ele só bricou na terceira mana e bateu 2. Meu turno eu fiz um morph, bati 4 e ele já tava com 12. Ele bricou de novo na manao, só baixou o bicho 0/4 e passou de volta. Eu joguei o Caminhante dos Pinheiros, comprei card, bati com todo mundo. Ele deu chump no 5/5, parou um dos 2/2 no 0/4 e passou 2. Pelo terceiro turno seguido ele bricou land e passou. Eu dei o Soco do Urso no 0/4, bati com todo mundo e ganhei com a pump spell.

Senti que meu deck tava muito forte e eu ia ganhar as 4 rodadas. Minha base de mana tava muito boa, eu usei só 17 lands pq meu deck era mais aggro, mas o recomendado é usar 18 a 20, pra fixar melhor a mana e por causa do tanto de cartas com alto custo de mana. Eu sinceramente recomendo montar os decks de baixo pra cima, se você ficar tentando pensar "o que dá pra montar com essas raras" vc vai acabar fazendo um monstro de 5 cores. Monte um deck baseado nas comuns, não ignore nenhum tipo de removal, eles são muito muito fortes nesse formato que tem poucos decks muito agressivos e você geralmente vai ter um certo tempo pra jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário