Há um tempo bom já que eu não
mestro, mas já faz um tempo também que venho matutando a possibilidade de criar
uma campanha com elementos comuns a jogos de computador. Com esse post, e mais
alguns outros, pretendo esmiuçar as formas de aproveitar elementos comuns em
filmes, livros e jogos em uma mesa de RPG.
De longe, o requisito mais
indispensável para uma boa campanha, é disciplina do mestre, traduzida no
cuidado de estruturar todo o roteiro e o background. É claro que outros
requisitos também são importantes, como criatividade e inspiração, mas,
sinceramente, a criatividade pode ser suprida pela disciplina, somente a
inspiração que não.
A criatividade pode ser suprimida
pela disciplina, pois basta que o mestre gaste algum tempo de sua vida
compilando tudo que ele gostaria de viver em um RPG , partindo de ideias já utilizadas em
livros, filmes e jogos. Mistura tudo e pronto! Tem uma aventura de RPG, sem se
esforçar tanto.
De qualquer forma, não sobre as
qualidades mestrais que quero falar, é sobre como fazer seu RPG ser melhor com
toda produção de ficção criada pelo ser - humano (uau!).
LINEARIEDADE E INFLUENCIA DOS
PERSONAGENS
Uma das coisas que extraímos de
filmes é a ideia de que os personagens, lá, são verdadeiramente parte de um
todo. Isto é, cada ação do protagonista realmente influencia no desfecho.
Esse conselho vai para os
mestres: Façam os personagens dos jogadores realmente influenciarem no mundo em
que vivem.
Os desafios em Caradhras |
Isso é básico, mas muitos mestres
se esquecem de fazer isso, ou não querem, por vaidade. Boa parte dos mestres
cria uma aventura com todo o cuidado, imaginam um desfecho perfeito e,
simplesmente, não aceitam qualquer coisa que seja diferente daquilo que ele
queria.
Pois bem, se você é assim, meu
caro, largue o RPG e tente escrever um livro sozinho, porque RPG não é o jogo
ideal para você! Todo bom mestre sabe que, no fim das contas, o destino do jogo
resta nas mãos e mentes (piradas) dos jogadores. E sim, os jogadores podem
conseguir acabar com aquele desafio fodão que você tinha criado com facilidade,
simplesmente usando uma tática que você não tinha imaginado. Ou mais, os
jogadores podem, eventualmente, destruir um desafio que foi colocado para que
eles fugissem.
E, quando isso acontecer, não
puna os jogadores, dê a eles prêmios! Sim, os jogadores conseguiram feitos que
você não esperava? Faça com que o Lorde local dedique um jantar em homenagem a
eles. Que o Príncipe Vampiro da cidade comece a ficar com receio do poder desses
neófitos misteriosos.
Faça o mundo interagir com as
ações personagens dos jogadores. Se você imaginou que haveria uma batalha épica
no final da campanha, mas os jogadores vão conseguir o objetivo com espionagem
e furtividade, aceite. Caso contrário, provavelmente o jogo não será divertido
para os jogadores, que se sentirão impotentes diante do cenário.
Ned Stark: como uma decisão pode influenciar tanto a vida de tantas pessoas. |
Deve-se entendenter que, assim
como nos filmes, os personagens não devem ser meros instrumentos da história,
mas verdadeiros canalizadores e criadores dela. Imaginem se Neo resolvesse
pegar a pílula azul... Certamente o desfecho do filme Matrix seria distinto. Ou
se Frodo decidisse que, mesmo com a tempestade e as maldições de Saruman, a
comitiva do anel deveria atravessar Caradhras. Gandalf teria enfrentado o
Balrog.
Enfim, mestres, o que aprendemos
com os filmes, livros e jogos nessa lição é:
Uma boa campanha deve ter inicio,
meio e fim. Sendo este último baseado nas ações dos jogadores.
Tenha um bom roteiro de campanha
e um EXCELENTE background (pano de fundo) do cenário. Pois assim, os jogadores
poderão fazer qualquer coisa, e você sempre terá o controle da situação.
Jogadores, vocês podem tirar as
seguintes conclusões:
Façam uma boa historia do
personagem, para que o mestre possa amarrá-la ao cenário.
Sempre que possível, e mesmo
quando impossível, interaja com o ambiente. Esconda atrás da arvore, use os
barulhos dos carros passando para disfarçar o tiro. Se o mestre não tiver
descrito a cena por completo, pressione-o, pergunte sobre a cena, visões,
cheiros, pessoas e etc.
Basicamente, todos os conselhos
adiante partirão dessa premissa de Linearidade e influência dos personagens!
Realmente filmes, livros, séries e jogos são exemplos e referências perfeitas tanto pra mestres, como pra jogadores de RPG.
ResponderExcluirJa cansei de me pegar vendo um filme e imaginando como seria viver uma aventura daquela na mesa de rpg.
E sempre ajuda na interpretação!